quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BANDA DO CORPO DE BOMBEIROS DO DISTRITO FEDERAL - DOBRADOS [1970]


Lado A
1 - Baptista de Mello
2 - Velhos Camaradas (Alte Kamaraden)
3 - Jubileu
4 - Barão do Rio Branco
5 - Brasil
6 - Capitão Caçulo (Canção do Soldado Paulista)

Lado B
1 - Saudades de Minha Terra
2 - Dobrado 220
3 - Nacionalista
4 - Bombeiros de Londres
5 - Coronel Souza Aguiar
6 - Canção do Marinheiro (Cisne Branco).

Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

Fundada em 1896 pelo maestro Anacleto de Medeiros, no Rio de Janeiro, a Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal acumula uma história de sucessos desde a sua criação. A orquestra foi a primeira a gravar discos no Brasil, além de já ter vencido diversos concursos musicais. Com a transferência da capital federal para Brasília, o 1° tenente Dionísio Rosa Reis foi convidado para reorganizar a banda em Brasília.

Em média, a Banda do Corpo de Bombeiros participa de 40 eventos por mês. São festas, exposições, comemorações e solenidades dos governos federal e distrital. O repertório inclui hinos, músicas populares e concertos eruditos, sempre de acordo o tipo de acontecimento. As solicitações para apresentações – sem custos para o solicitante – podem ser feitas ao comando-geral da corporação.

Segundo o regente da banda, capitão Carlos Alberto Santiago, o ingresso no grupo se dá por concurso público de nível superior. A seleção inclui prova específica de música e avaliação prática da execução de instrumento. “Qualquer pessoa pode fazer a prova, não precisa ser bombeiro. É necessário, no entanto, conhecimento pleno de música”, lembrou o maestro Santiago.

 
A banda conta atualmente com 56 integrantes que executam instrumentos de percussão, metais e palhetas.  Trompetes, trombones, baixo, saxofones, clarinetas, flautas e bateria são alguns dos instrumentos que fazem parte da orquestra.  Santiago lembra que a música é linguagem universal. “Fazemos muitas apresentações em embaixadas, levando um pouco da nossa cultura para o mundo”, afirmou.

Oportunidade de trabalhar com música
A sargento Beatriz Schimith, 39 anos, está na banda há 14 anos. Formada em Música pela Universidade de Brasília (UnB), a instrumentista toca flauta transversal. “Ingressei na corporação pela oportunidade de emprego e de trabalhar com música. Sinto-me adaptada e respeitada nesse ambiente”, ressaltou.

O subtenente Henrique Moura é percussionista na orquestra há 28 anos. Filho de Evanildo Borges de Moura – músico e bombeiro que reestruturou a banda – Henrique conta que aprendeu a gostar da orquestra graças ao incentivo do pai. “A banda é o cartão-postal da corporação. Muitas vezes levamos arte e cultura para quem não tem oportunidade”, comemorou.

Serviço
Para solicitar apresentações da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a comunidade deve providenciar um Ofício, endereçado ao comandante-geral da corporação, cel. Antônio Gilberto Porto. O documento deve ser protocolado no QCG do Corpo de Bombeiros – SAN Conj. B, Bloco D, próximo à sede do Detran/DF.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário