quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BANDA DOS FUZILEIROS NAVAIS - PARADA BOSSA NOVA


Banda dos Fuzileiros Navais - Parada Bossa Nova
01.A Felicidade
02.O Pato
03.Chora Tua Tristeza
04.Samba De Uma Nota Só
05.Canção Que Morre No Mar
06.Desafinado
07.Chega De Saudade
08.Dindi
09.Janelas Abertas
10.Samba Triste
11.Oba-la-la
12.O Barquinho


BANDA DOS FUZILEIROS NAVAIS

"Uma banda de música tem compromissos muito sérios com o povo. Seja ela militar ou não, seja de cidade grande ou pequena, quando sái à rua, leva sempre uma mensagem que, por ser simplesmente humana, vai direto aos sentimentos das gentes de todas as idades e condições sociais. Essa mensagem humana é a sua música e, sendo assim, o repertório de uma banda assume grande importância, tendo que ser vasto e variado. Deve ir da mais ingênua página popular à peça clássica, passando - é lógico - pelos dobrados, delícia ritmica irresistivelmente contagiante que faz tanta gente mudar de rumo e de passo, sempre na mesma direção aonde a banda vai.

A Banda dos Fuzoleiros Navais é, sem dúvida, a mais popular do Brasil e uma das mais completas do mundo. Sua afinação, seu garbo, suas evoluções perfeitas tem feito vibrar multidões e sai espetáculo emocionante e inesquecível onde quer que se exiba.
E aquí está ela em parada, exclusivamente para você. Parada "Bossa Nova": música popular em tempo marcial. Parada "Bossa Nova": a magestade da marcha militar marcando os temas mais simples e bonitos da nova guarda".


Eu, já digo:
Incrível registro que comprova o quanto a bossa nova foi reacionária e afinada com o pensamento da ditadura militar.

A saída perfeita para a juventude que tinha medo de lutar e estava acomodada com sua classe média das caipirinhas, das praias e das transeuntes com pouca roupa.

A música simbolo que vendeu o Brasil das bananas e da natureza abundante, e do povinho acomodado que se satisfaz com o que vier...

Os arranjos do Maestro Arcy Barbosa e do Maestro Gaya comprovam o quanto a nova música jovem era compatível ao momento político Brasileiro da repressão, das torturas e da censura. Esse disco é um marco que todo brasileirinho deve guardar para entender a sua própria origem.

E vamos lá, ver a banda passar!!!!!

yupo-stamp
Post com a colaboração do Mestre Yupo

Um comentário:

  1. uma banda tocar um estilo musical e daí alguem tecer um conteudo politico social e ideológico é forçar um bocado a barra me perdoe mas nada aver - recentemente a banda americana Sabaton fez uma homenagem a FEB, mas vai ver que eels são filhos de militares da ditadura né

    ResponderExcluir