quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DORI EDSON - ANTOLOGIA


01. Danny boy (com o nome de Dony Angiolela & Cupids)
02. O Canguru; 
03. Rosa Maria;
04. Eu amei você; 
05. Colher de chá; 
06. Antes só do que mal acompanhado; 
07. Olhe menina; 
08. É uma brasa; 
09. Veja se me esquece; 
10. Adeus Jamaica; 
11. Ah! Como eu te amo; 
12. O que eu sinto é amor; 
13. O encontro; 
14. Você é criança pra mim; 
15. Você tem que perdoar; 
16. Seu adeus; 
17. Perto dos olhos, longe do coração; 
18. Deixe o mundo falar; 
19. Sou igual a vocês; 
20. Sou fã do Rio de Janeiro; 
21. Hoje é noite de ficar sozinho;
 22. Menina linda; 
23. Esta cidade sem você; 
24. Antigas namoradas; 
25. Se eu encontrar com ela.

Dori Edson - Cantor e compositor da Jovem Guarda

Antonio Dorival Angiolella
 * 26/08/1947, na cidade de São Paulo.
+ 26/08/2008, em Campinas, São Paulo.


Dados Artísticos


Iniciou a carreira por volta de 1959 com o nome de Dori Angiolella, assinando contrato com o selo Young, especializado em música jovem e versões. Em 1960 lançou sua primeira gravação, "Danny Boy", lado A de um disco 78 rpm, que trazia no lado B o cantor Marcos Roberto. Este disco também foi lançado em compacto simples de 45 rotações, que estava em teste no Brasil naquele momento. Participou diversas vezes do programa Jovem Guarda, comandado por Roberto Carlos, na TV Record.

Em 1966, transferiu-se para a gravadora Continental e lançou um compacto simples com as músicas "Veja-me se me esquece" e "É uma brasa".

Entre 1967 e 1968, o conjunto Os Caçulas lançou no disco, que levava o nome do grupos, duas músicas da autoria de Dori Edson e Marcos Roberto: "Tente perdoar" e "Tudo isso só eu sei".


Em 1967, já na RGE, lançou seu primeiro LP.

Nesse mesmo ano, Marcos Roberto lançou seu primeiro LP com onze músicas em parceria com Dori Edson. Nesse período, Dori lançou um compacto duplo pela Continental com as seguintes músicas: "O canguru", "Veja se me esquece", "Rosa Maria" e "Dá o dedinho", todas de sua autoria. No período de lançamento da música "O Canguru", Dori Edson e Marcos Roberto ofereceram um prêmio de 2 milhões de cruzeiros a quem lhes levasse um canguru vivo, que seria usado para promoção da referida música.

Em 1968, lançou seu segundo LP, com destaque para a música "Perto dos olhos, longe do coração", que ficou várias semanas na parada de sucessos. Por essa época, Dori Edson tinha 100 composições gravadas em parceria com Marcos Roberto, por diversos artistas da Jovem Guarda, entre os quais, Waldirene("Você entendeu meu olhar"), Mário Marcos ("O brinquedinho"), Os caçulas ("Tente perdoar") e Eduardo Araújo("Nunca mais adeus")

Em 1973, teve a música "Separação", com Jean Pierre, gravada por Jerri Adrani na CBS.

Discografia


  • (1968) Dori Edson • RGE • LP
  • (1967) Dori Edson • RGE • LP
  • (1967) O canguru/Veja se me esquece/Rosa Maria/Dá o dedinho • Continental • CD
  • (1966) Veja se me esquece/É uma brasa • Continental
  • (1960) Danny Boy • Young • 78

Nenhum comentário:

Postar um comentário