sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DUPLA OURO E PRATA - LÁGRIMAS DE BARRACÃO [1961]


Dupla Ouro e Prata - Lágrimas de Barracão [1961]
01 - Adeus Marapé -samba (Oswaldo cruz - Miguel Angelo Roggieri)
02 - Capote de pobre é cachaça - samba (Victor Simon - Antoninho Lopes)
03 - Cacarécos - samba (Oswaldo cruz - Miguel Angelo Roggieri)
04 - Linda mocinha - samba (Arlindo Pinto - Mario Vieira)
05 - Lágrimas de barracão - samba (Oswaldo cruz - Miguel Angelo Roggieri)
06 - Seu relógio - samba (Nazareno de Brito - Fernando Cesar)
07 - O drama do chofer - samba (Oswaldo cruz - Miguel Angelo Roggieri)
08 - Boi Bumbá - batuque (Waldemar Henrique).
Dupla Ouro e Prata - Grupo Vocal-instrumental da Velha Guarda


Dados Artísticos

COMO NASCEU A DUPLA OURO E PRATA :
Havia em 1945 no Bom Retiro um grupo vocal - instrumental chamado "Bando do Sereno". Os rapazes eram amadores mas ganhavam todos os prêmios nas Horas de Calouros. No Natal daquele ano, um desentendimento fez com que o conjunto se desfizesse. Mas um dos vocalistas, o pandeirista Miguel Angelo Roggieri havia prometido a uma garota que o grupo iria abrilhantar sua festa.... A solução que encontrou foi propor a um dos violonistas do conjunto, o seu amigo Renato, comparecerem somente os dois (violão e pandeiro), e assim o fizeram. A dupla agradou em cheio. Entusiasmados, inscreveram-se no programa de calouros "A hora do gato" - de J. Antônio D'Avila - com o nome "Dupla R" (Roggieri e Renato); ganharam o prêmio. O Diretor da Rádio Bandeirantes, José Nicolini, tendo ouvido e gostado dos dois rapazes, resolveu contratá-los, inicialmente por seis meses (tempo que foi prorrogado para oito meses)

A TROCA DE UM DOS COMPONENTES DA DUPLA :
Nos ultimos quatro meses,(por incompatibilidade), ocorreu a troca de um dos integrantes , o Renato, pelo outro violonista (e crooner) do Bando do Sereno, o Rubião de Oliveira. Em uma das apresentações, o animador Vicente Leporace, que não gostava do nome "Dupla R" , sugeriu a troca : e , Num improviso, na hora da apresentação, anunciou: "Com vocês , a grande Dupla Ouro e Prata !" - E o nome ficou.... e o estilo tambem marcou, ja que, com aqueles arranjos, a dupla parecia um conjunto ( eram os arranjos do Bando do Sereno).



OS PASSOS TRILHADOS PELA DUPLA :
Ao encerrar-se o contrato com a Rádio Bandeirantes e para ganhar mais, aceitaram a proposta da direção da Rádio Tupi, tranferindo-se assim para esta em 16 de setembro de 1946. Foram dois anos de ascenção, sucesso e viagens por todo o Brasil tornando-se um dos mais famosos do Pais.

OUTUBRO DE 1948 - TRANSFERÊNCIA PARA A RÁDIO RECORD :
Outra ampliação da remuneração aconteceu, quando transferiram-se para a Rádio Record. GRAVAÇÕES :
Ao mesmo tempo em que aconteceu a estréia na Record, começaram a gravar discos pela "CONTINENTAL". Primeira gravação: "Balanceio" de Mario Zan e Arlindo Pinto e, no verso, "Sinhá-Sinhá" de Miguel Angelo e Rubião de Oliveira. Logo em seguida, para o Carnaval de 1949, o maior sucesso coube à Dupla, com o samba "Bebo" de José Roy e Vitor Simon ( foram os campeões).

FALECE RUBIÃO DE OLIVEIRA :
Nem bem aconteceu a vitória naquele Carnaval e... um terrível e inesperado fato abalou os meios artísticos: Uma doença que, dias antes, se apoderara do nosso Rubião de Oliveira,no Sabado de Aleluia de 1949,aos 23 anos de idade levou-o para a eternidade, pegando de surpresa todos os que o circundavam. E o Miguel ficou arrazado, com uma expressão angustiosa estampada no rosto, só pensando em parar com tudo. Nem lhe passava pela mente prosseguir na carreira artística. Porém os diretores da emissora procuraram convencê-lo a não parar, dando-lhe o tempo que fosse necessário para conseguir outro parceiro. Esse gesto fez renascer nele o desejo de continuar.

A ENTRADA DE OSWALDO CRUZ :
Muitos candidatos ja se ofereciam mas quando algum deles apresentava dotes artísticos admiráveis, acabava revelando um mau caráter. E quando se tratava de uma boa pessoa, sua parte artística deixava a desejar. Mas, um amigo comum aproximou do Miguel, um rapaz que pertencia a um outro conjunto amador - "Príncipes da Vila" - chamava-se Oswaldo Cruz e ambos deram-se bem, começando imediatamente a ensaiar. Com muita dedicação, em poucos dias, ja apresentavam uma regular quantidade de músicas prontas para serem levadas a público.

A PRIMEIRA VIAGEM :
Antes de apresentarem-se em programas da Record , um empresário levou-os a fazer alguns shows na PRB-2 de Curitiba e isso serviu para entrosar os rapazes, fazendo com que o Oswaldo Cruz não sentisse demais a sua estréia em público.

A REENTRADA NA RECORD - E MAIS UM DISCO :
Junto com a reentrada na Record, houve o lançamento de um disco da Dupla, tendo em uma das faces a mísica "Lá vem a Baiana" e na outra, "Copacabana". Em seguida, quase sem intervalo, saiu o primeiro disco que gravaram pela "Elite Special"; de um lado, o samba "Morena" de José Roy e Orlando Monello; e no verso, "Anoitecer no Texas" de Roggieri e Morais Filho.

FILMES COM A PARTICIPAÇÃO DA DUPLA OURO E PRATA :
- Chuva de estrelas.
- Osso, amor e papagaio.
- A vida é uma gargalhada.
- Mulheres modernas.

ALGUMAS DAS MÚSICAS GRAVADAS PELA DUPLA OURO PRATA :
Bebo - Dora - Peguei um Ita no Norte - Lá vem a Baiana - Copacabana - Morena - Anoitecer no Texas - Ai, Tirana - Tenha paciência - Meu São Jorge - Dança do zig-zag - Tapete de Bagdá - Rainha da minha rua - Amor que morreu - O ganso do Quinca - Marcha do Chopp - Lucy - Da banda de lá - A mulher que o trem matou - Só eu sei - Balanceio - Sinhá-Sinhá - Adeus Marapé - Samba do Leiteiro - No Balanço da rede - Melodia de arrabalde - Lágrimas de barracão - Ô Diacho - O drama do Chofer - Capote de pobre - Seu relógio - Cacarecos - Boi Bumbá - Linda mocinha - Carne de gato - Vamo mariscá - Você, só você - Xótis do Tintureiro - Pilar de segurança - Sai água da minha boca - Deus te abençoe - Mudança de pobre - Ting-ling-ling - Palco da ilusão - Horas felizes - Pecado de amor - O menino e o burro - O casamento e o frango - Feiura não é nada... - etc...etc...etc... .

O FINAL DA DUPLA :
De maio de 1959 até junho de 1963 valeu o contrato com a Rádio Record e 1963 marcou o final da Dupla Ouro e Prata, já que o Miguel iniciou sua carreira solo, gravando com o nome Miguel Angelo a música "Quatro Paredes" alcançando um sucesso apreciável. Enquanto o Miguel Angelo passou a viajar sozinho, o Oswaldo Cruz, a convite do Compositor Lúcio Cardim, passou a cantar na casa noturna de propriedade do mesmo, iniciando um trabalho na vida noturna que durou dez anos.

FALECE MIGUEL ANGELO :
Em dado momento, Deus assim quis, Miguel Ângelo deixou de estar entre nós e passou-se para uma outra dimensão, deixando um vazio terrível na alma de todos os fãs, parentes e do parceiro remanescente Oswaldo Cruz, que ficou meio desorientado; não fossem os amigos íntimos a darem forças a este para que se conformasse com a perda, e ele talvez tivesse deixado de lado para sempre a idéia de prosseguir na vida artística.

Este foi um resumo da História da Dupla Ouro e Prata.
FONTE DA PESQUISA: http://www.duplaouroeprata.com.br/pagina2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário