quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

BRAZILIAN BITLES - ANTOLOGIA [1966-1969]


Brazilian Bitles - Antologia [1966-1969]

Uma das mais importantes bandas de Rock da década de 60, THE BRAZILIAN BITLES, tanto pelo nome como pelo repertório, o grupo é diretamente associado à Beatlemania, no período em que o quarteto de Liverpool esteve no auge. Mas a banda não se limitou apenas às influências dos Beatles, seus músicos procuraram diversificar sempre e com isso criaram um repertório variado, entre canções originais do grupo e versões roqueiras da melhor qualidade, como o sucesso "Gata (Wild Thing)", dos Troggs, além de tantas outras raras preciosidades do melhor do rock dos anos 60.

Banda carioca formada em 1965, a partir do núcleo de outra banda da época, The Dangers, em que participavam o guitarrista Vitor Trucco e e o cantor e guitarrista Jorge Eduardo, Os Brazilian Bitles contavam na sua formação original com Vitor Trucco (guitarra solo e depois, baixo), Luiz Toth (bateria), Fábio Block (Baixo, depois guitarra), Jorge Eduardo De Almeida (Voz e guitarra-base) e Eliseu Da Silva Barra, o Ely Barra (cantor e teclados).
Estrearam na boate "La Candelabre", com grande repercussão da mídia. O repertório da banda trazia de Beatles a Rolling Stones, passando por Chuck Berry, Little Richard e The Who, além das bandas garageiras americanas e ainda mais, o grupo trazia também influências do cancioneiro romântico brasileiro. Tudo isto misturado e transformado em canções próprias conquistou de forma arrebatadora a juventude brasileira dos meados dos 60.


As canções, permeadas de climas modernos, psicodélicos e garageiros, além de uma boa dose de romantismo nas baladas, causou sensação, e músicas como "Dedicado A Quem Amei", "Deixe Em Paz Meu Coração" e "Cabelos Longos, Idéias Curtas" se tornaram hits radiofônicos instantâneos.

Uma das principais características dos Brazilian Bitles era o seu grande humor e as cabeleiras dos seus integrantes. Este visual associado à juventude radiante dos seus integrantes, fez com que a banda fosse convidada a participar no cinema do filme "Rio, Verão E amor", de 1966, o primeiro filme colorido brasileiro.
Na TV Excelsior do Rio, o grupo passou a apresentar o programa BBC - "Brazilian Bitles Club". O programa ia ao ar aos sábados à tarde e fez grande sucesso entre o público jovem carioca. 

Em 1967, gravaram seu disco de estréia, "É ONDA", pelo selo Polydor, com grande sucesso. O título do álbum era moderníssimo para a época, somente as cabeças jovens mais antenadas entenderiam aquela fantástica palavra, "É Onda", palavra que traduzia todo o alucinante estilo de vida jovem dos anos 60.
No final de 67, lançaram seu segundo disco, "THE BRAZILIAN BITLES - VOL. 2" (Polydor). Neste disco, os rapazes prestam uma grande homenagem a um dos ícones do rock brasileiro dos anos 50, Albert Pavão, ao regravarem o clássico "Filhinho Do Papai", lançada como faixa de abertura do LP.

Há também que se destacar neste álbum a gravação do hit "Pára Pedro", incluindo nos arranjos da canção, instrumentos inusitados para o rock, como violas e outros instrumentos de corda.
Em 1968, é lançado o último LP da banda, "The BRAZILIAN BITLES - VOL. 3". Até 1969, The Brazilian Bitles atuou na música jovem como uma das mais inovadoras e competentes bandas brasileiras, na divulgação do rock e da jovem guarda. Eles talvez tenham sido o primeiro grupo brasileiro a associar música e humor, como faria o Ultraje A Rigor, vinte anos depois. Eventos como a famosa "Missa do Iê Iê Iê" e a participação do grupo no cinema e na televisão confirma tudo isto. Somente a versão de Rossini Pinto para o clássico "Satisfaction", dos Stones, gravada pelo grupo como "Não Tem jeito", já colocaria a banda como uma das mais importantes do rock no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário